gravação: a mente: de um virtual a outro, com pedro de santi
- instituto cpfl e youtube do café
- 19:00
17/10 | qui | 19h
A Mente: de um virtual a outro
com Pedro de Santi, psicanalista
A transformação da natureza é uma condição humana e a tecnologia que criamos nos poupa e priva de recursos. O ambiente virtual também nos provoca a experiência do “estranhamente familiar”. Nossa mente é também um espaço virtual; ela não é uma alma imortal e não se reduz ao cérebro. É altamente sedutor- e tem um alto poder aditivo- encontrarmos naquele espaço, que parece duplicar nossa subjetividade. Em “O mal-estar na civilização” (1931), Freud reflete sobre os ganhos e custos da civilização; esta discussão se estende à tecnologia, o que o leva a dizer que o Homem se tornou um deus protético. Vamos refletir sobre os impactos desta experiência explorando as ambivalências que envolvem a relação homem/tecnologia e, mais especificamente, as consequências da experiência casa vez mais conectada. Quais os impactos desta experiência para nossas relações pessoais, para o futuro do trabalho, para nossa privacidade? Nossa subjetividade está ameaçada, quer delegarmos (e perdermos) funções subjetivas à tecnologia, quer por temermos ser substituídos por uma subjetividade artificial?
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Sobre à serie: “Gozai por nós”: A inteligência artificial entre nós
Curadoria: Alfredo Simonetti
No início a tecnologia construiu máquinas para substituir nossos músculos, em seguida criou equipamentos para substituir nossos sentidos, depois fez o computador para substituir nossa inteligência, e agora está prestes a inventar alguma coisa que substitua nossa subjetividade. Este próximo passo da tecnologia está nos levando da Inteligência Artificial para a Subjetividade Artificial.
Com esta expressão “Subjetividade Artificial” queremos designar a subjetividade humana modulada por algum dispositivo tecnológico, e ao mesmo tempo nomear o campo de estudos que se dedica a descrever e teorizar sobre estes fenômenos. Quando a Inteligência Artificial ultrapassa as funções cognitivas e toca a vida afetiva das pessoas, então falamos em Subjetividade Artificial .