na tv: o “eu”, entre o inalcançável e o possível, com calebe guerra
- na tv cultura e no youtube do café
- 19:00
15/09 | domingo | 19h
O “eu”, entre o inalcançável e o possível
Com Calebe Guerra
Humanidade é um conceito muito discutido por sinólogos tradutores e intérpretes dos antigos clássicos chineses, justamente porque Confúcio nunca deu uma definição de conceito, pelo contrário, ela é sempre conversada em contextos de interações entre pessoas ou metáforas.
A proposta do encontro é apresentar a partir de histórias e metáforas contadas nos livros confucionistas, considerações sobre Humanidade através da arqueria (rito e esporte) como imagem da dinâmica da auto-cultivação que aperfeiçoa o outro e constrói o mundo. Usar conhecimento sobre quem era Confúcio, o que ele buscava se tornar e qual foi a ênfase de seus ensinos como modelo para pensar sobre quem somos e o que podemos nos tornar.
_____
Sobre a série “Confúcio e a nossa vida”
O espírito do confucionismo tem como valor central a prática da humanidade compartilhada 仁. Tal tema é, em si, positivamente fundamental para o diálogo entre civilizações e para a construção de um modelo de ética global. Humanidade, para Confúcio, é o princípio supremo que governa a subjetividade, a auto-consciência e a auto-disciplina da moralidade.