CPFL Brasil x China
12
ago
até
16
nov

exposição cinco mil anos de arte chinesa: coleção cerqueira leite

  • galeria do instituto cpfl
  • 09:00

Exposição: cinco mil anos de arte chinesa coleção Cerqueira Leite
De 13/08 a 16/11
Segunda a Sexta: 9h às 18h
Sábados: 10h às 16h
Domingos e feriados: fechado
Curadoria: Renata Sunega

É necessário confirmar agendamento para grupos escolares e oficinas nestes canais:
E-mail: [email protected] 
Telefone/Whatsapp: (19) 987205806 

Nas profundezas da rica história cultural da China, emerge um apelo por sua tradição remota. Os sábios do passado falam por meios visuais sobre um tesouro cultural legado à humanidade. São mais de 300 peças representando os 5 mil anos de arte chinesa e suas diversas dinastias.  

Essa iniciativa faz parte do trabalho desenvolvido pelo Instituto CPFL na sua frente CPFL Intercâmbio Brasil China, que promove atividades de integração entre os dois países, visando a valorização das culturas brasileira e chinesa. 

Ao promover a exposição, State Grid e CPFL Energia reforçam a estratégia de cooperação global e celebram os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China, reforçando o compromisso mútuo da promoção do entendimento cultural e da valorização das artes entre os dois países. 

A coleção 

Desde as pinceladas gestuais que capturam a essência e o movimento, os detalhes impressionantes das figuras feitas em chifres, o suave acabamento em que se sente a mão do artista, a força contraposta à delicadeza nos trabalhos cerâmicos e de pedrarias, até as complexas pinturas em frascos de rapé e os simples objetos de escritório, vemos retratos da originalidade chinesa e um exemplo de uma arte universal.  

  • Bronze: esculturas, recipientes, vasos, incensários, espelhos 
  • Pedras variadas: esculturas, vasos, recipientes, placas 
  • Cerâmicas e Porcelanas: esculturas, vasos, recipientes 
  • Marfim: esculturas 
  • Madeira: esculturas, máscaras, recipiente 
  • Pinturas: paisagens, retratos, cenas cotidianas 

O Instituto CPFL oferece visitas educativas onde são realizadas conversas que estimulam a reflexão crítica por meio do contato com a arte e a vivência de experiências poéticas singulares e coletivas. As visitas são medidas por uma equipe educativa e são indicadas para todos os perfis de público. 

A exposição ficará em cartaz na Galeria do Instituto CPFL, em Campinas (SP), até dia 16 de novembro e os agendamentos poderão ser realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.  

Em parceria com o Instituto Confúcio e a PROEEC/Unicamp, a exposição oferecerá oficinas de Corte de papel e Nó Chinês. As oficinas tem capacidade para 40 (quarenta) participantes e o agendamento deve ser feito por e-mail ou telefone.

Corte de papel | Dias 13/08, 10/09, 08/10 – das 15h às 16h 

O corte de papel, a arte chinesa de cortar papel, (, jiǎnzhǐ), é uma prática milenar praticada desde que o papel foi inventado por Cai Lun, durante a dinastia Han. Tornou-se bastante difundida entre o povo chinês ao longo de milhares de anos. Apesar desta prática ter se espalhado também pelo mundo, adquirido assim características culturais de cada local, a China é reconhecida como sua criadora, sendo o único país no qual a técnica é reconhecida pela UNESCO como parte da cultura imaterial. 

Hoje em dia os ‘papéis recortados’ são utilizados durante os festivais tradicionais chineses, particularmente no Ano Novo Chinês. 

Chinês | 27/08, 24/09, 12/10 das 15h às 16 

Nós tradicionais chineses ( , zhōngguó jié), também conhecidos como nós decorativos tradicionais, são uma arte decorativa popular artesanal que começou na Dinastia Tang e Song (960-1279 d.C.). Nó, em chinês ‘jie’ significa vigor, harmonia e unificação. Portanto, este tipo de arte tem sido um presente trocado em datas comemorativas há milhares de anos e representa os melhores desejos. 

O nó chinês é geralmente de estrutura simétrica e em cor vermelha com contas de jade ou porcelana, sendo inteiramente feito à mão, com uma única corda e nomeado por sua forma e significado específicos. Combinando habilmente diferentes tipos de nós ou outros materiais, forma-se um ornamento único que representa beleza, sabedoria e bons auspícios. Por exemplo, “Alegria”, “Vida longa”, “Felicidade ” e “Boa sorte” são algumas expressões em caracteres chineses agregadas aos nós enquanto votos e cumprimentos calorosos. 

Tour virtual:

ARTE CHINESA – Virtual Tour (matterport.com)

Catálogo digital:

Acesse aqui o catálogo digital.

Acessibilidade:

Em frente à entrada do Instituto CPFL, localizada na Rua Jorge Figueiredo Corrêa, há um semáforo especial equipado com um dispositivo sonoro para facilitar a travessia de pedestres com deficiência visual. No interior do Instituto CPFL, a Galeria é acessível por um elevador adaptado para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.

Além disso, oferecemos visitas guiadas com intérpretes de Libras, mediante agendamento prévio.
Para agendar uma visita, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp: (19) 98720-5806.