Café Filosófico
18
ago

na tv: descolonizando afetos: outras formas de amar, com geni núñez

  • na tv cultura e no youtube do café
  • 19:00

18/08 | domingo | 19h
Descolonizando afetos: outras formas de amar
Com Geni Nuñez, psicóloga 

Na nossa cultura predomina uma visão linear do tempo: presente, passado e futuro regem a compreensão da vida e das relações. A cosmogonia do povo Guarani mostra que é possível viver seguindo uma outra percepção de tempo e uma outra lógica de relacionamentos. Neste programa, a psicóloga Geni Núñez nos convida a expandir a monocultura dos afetos e olhar o tempo, o amor, o desejo, a nossa percepção do mundo em geral, a partir da filosofia de vida dos povos indígenas, esquecendo as ideias tão arraigadas de meta e evolução, de busca da imutabilidade e da perfeição. 

_____

Sobre a série “Diálogos Pelo Futuro”
Curadoria: Alexandre Coimbra Amaral  

Como construir esperança, leveza e força diante dos descalabros do mundo? Como as transformações nos diversos níveis de ambiência vital têm afetado o nosso viver? Como inventar uma nova forma de vida que se interponha não como passividade apocalíptica, mas como esperança possível? O que pode a nossa vida cotidiana ofertar de oxigenação para a alma oprimida entre tantos dissabores? Qual o papel da esperança, da juventude em nós, do amor e da brincadeira na invenção deste panorama?  

As quatro palestras que compõe esta série do Café Filosófico, como diz o curador  “trazem esta inquietação, palavra nova, perturbação bela e invencionice bem-vinda a estes questionamentos.