gravação: descolonizando afetos: outras formas de amar, com geni núñez
- instituto cpfl e youtube do café
- 19:00
21/03 | qui | 19h
Descolonizando afetos: outras formas de amar
Com Geni Núñez
Para o pensamento platônico-cristão, o tempo é a oposição da eternidade, de maneira que tudo aquilo que muda, que se transforma, que se modifica, seria inferior àquilo que é eterno, fixo, imutável. Esta percepção impacta em diferentes dinâmicas de nossas vidas, inclusive nos ideais que aprendemos a ter sobre as relações amorosas. Nesta conversa, para expandir as perspectivas acerca desta questão, serão apresentadas poéticas indígenas, em especial as da cosmogonia guarani sobre o tempo. Em um cenário de monoculturas do pensamento, é fundamental um reflorestamento do imaginário.
> Entrada gratuita no estúdio do Café, por ordem de chegada, a partir das 18h. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas/SP.
_____
Série:
Diálogos pelo futuro
Como forma de darmos início ao ano de 2024 no Café Filosófico, algumas perguntas se inscrevem como fundantes para o debate: como construir esperança, leveza e força diante dos descalabros do mundo? Como as transformações nos diversos níveis de ambiência vital têm afetado o nosso viver? Como inventar uma nova forma de vida que se interponha não como passividade apocalíptica, mas como esperança possível? O que pode a nossa vida cotidiana ofertar de oxigenação para a alma oprimida entre tantos dissabores? Qual o papel da esperança, da juventude em nós, do amor e da brincadeira na invenção deste panorama?
As quatro palestras do mês de março de 2024 do Café Filosófico vêm como inquietação, palavra nova, perturbação bela e invencionice bem-vinda a estes questionamentos.