Café Filosófico CPFL aborda a Medicina Tradicional Chinesa em nova série de palestras
Os encontros, que são presenciais, fazem parte da 7ª edição do festival Intercâmbio Brasil-China.
Estreia será nesta terça (5), com o tema “Medicina Tradicional Chinesa e o paradigma integrativo no campo da saúde”, com o professor Nelson Filice de Barros; o encontro será às 19h, com entrada gratuita e transmissão pelo Youtube
Estreia nesta terça-feira (5), no Café Filosófico CPFL ao vivo, a série “Medicina Tradicional Chinesa e o paradigma integrativo no campo da saúde”, de curadoria do professor Bruno de Conti e do Instituto Confúcio, da Unicamp. Composta por duas palestras, a série faz parte da 7ª edição do festival CPFL Intercâmbio Brasil-China e abordará saberes que resistem há 3 mil anos de conhecimentos voltados à preservação da vida. O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL e completa 20 anos em 2023.
A Medicina Tradicional Chinesa, ou MTC, reúne saberes milenares, conhecidos em todo o mundo. Mesmo figurando na lista de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do SUS desde 2006, tais práticas têm sido questionadas recentemente, como a acupuntura.
Vale lembrar que o projeto que regulamenta o exercício profissional da acupuntura (PL 5983 de 2019) foi tema de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, na última quinta-feira (31), e os participantes não chegaram a um consenso sobre a proposta.
Mas, como conhecer melhor a Medicina Tradicional Chinesa, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como práticas integrativas?
“Neste módulo, convidamos o público a conhecer sobre a MTC a partir dos olhares complementares de um sociólogo e de um médico. Diferenciando-se da medicina ocidental convencional, a MTC tem foco na saúde e não na doença; no indivíduo e não nos sintomas; no autocuidado como tecnologia fundamental à conservação da saúde; na inseparabilidade entre corpo e mente; e entre o ser humano e a natureza”, contextualiza de Conti.
Estreia nesta terça, dia 5/9
O primeiro encontro será excepcionalmente nesta terça-feira, 5/9, às 19h, com o professor Nelson Filice de Barros e o tema “Medicina Tradicional Chinesa e o paradigma integrativo no campo da saúde“. A data foi modificada por conta do feriado.
“Nesta conversa tomaremos a Medicina Tradicional Chinesa como parte do estoque de conhecimento das práticas de cuidado humano, que foi revisitado nos movimentos de contracultura da década de 1960/70, para protagonizar, na cultura contemporânea, os debates entre o arranjo neoliberal da noção de prática complementar do mercado dos serviços de saúde e da criação das bases epistêmicas do paradigma integrativo no campo da saúde”, explica o professor acerca da sua abordagem para este Café.
As gravações podem ser acompanhadas presencialmente pelo público, por ordem de chegada, a partir das 18 horas, com entrada gratuita. Não há inscrição prévia ou retirada de ingressos.
A classificação é de 14 anos e a transmissão online acontece pelo canal Café Filosófico CPFL, no Youtube. O Instituto CPFL fica à Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, no bairro Chácara Primavera, em Campinas (SP).