CPFL Jovem geração

ORCAMPI é destaque no Brasil e na Bélgica

Atletas venceram o Campeonato Estadual Adulto e meeting na Bélgica

Duas atletas da ORCAMPI, instituição parceira do Instituto CPFL e que faz parte da frente CPFL Jovem Geração, conseguiram resultados expressivos nos eventos do final de semana. Ana Luísa Couto foi o grande destaque do Campeonato Paulista de Atletismo Adulto, realizado em São Paulo, e Tiffani Marinho, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, brilhou no meeting de Oordegem, na Bélgica, do Continental Tour Challenger da World Athletics.

Ana Luísa, de 19 anos, fez dois índices para o Campeonato Mundial Sub-20, que será realizado na Colômbia, em agosto. No sábado (28) ela ratificou o índice para 100 metros com barreiras e no domingo (29), alcançou a sonhada marca no heptatlo ao vencer a prova com 5.311 pontos. “O índice era desejado e alcançável desde o ano passado. Em 2021, foi frustrante não obter esse resultado, porém, ao mesmo tempo, foi um dos motivos que me impulsionou a buscá-lo com ainda mais vigor nessa temporada. Procurei melhorar em diversos aspectos, contando com a ajuda do meu treinador Dino, minha psicóloga Simone, minha mãe e o suporte da equipe”, conta a jovem promessa da equipe campineira.

      

Ana precisou superar uma incerteza para conquistar o resultado e nesse momento prevaleceu a experiência do seu treinador Dino Cintra. “Fizemos um treinamento visando o Pan-Americano Sub-20, que aconteceria de 2 a 4 de junho, mas foi adiado. A Ana fez uma excelente preparação física, técnica e mentalmente, que vinha sendo o problema dela. Estava muito motivada e quando soube do adiamento, ela ficou mal. Conversamos bastante e optamos por tentar a marca no Campeonato Paulista Adulto. Acabou dando tudo certo”, festeja Dino, treinador da ORCAMPI.

Com esse resultado, Ana ocupa agora o 12º no ranking mundial no heptatlo feminino. “Estamos focados no Mundial Sub-20, mas a Ana percebeu que tem chances de ficar entre as três melhores no Troféu Brasil. Então ela vai descansar essa semana, recuperar das dores musculares dessa competição e focar no Troféu Brasil. Depois damos sequência para o Mundial. Ela tem muito que melhorar. Acredito que ela vai subir no ranking mundial durante essa temporada”, avalia Dino.

Ana Luisa Couto com a mae Maria Angela após conquistar o índice (Foto Junior Alves)

Animada com a conquista, Ana faz planos para o futuro. “Mudar não foi fácil, mas a conquista desse índice, depois de tudo isso, é uma grande recompensa e indicador de que os trabalhos estão caminhando na direção certa. Estou muito feliz, porém sempre fica um gostinho de quero mais. Eu não conheço meu limite, não tenho noção do que sou capaz e minha vontade é de trabalhar e me dedicar ainda mais para alçar voos ainda maiores”, declara a heptatleta.

Ainda no Campeonato Paulista de Atletismo Adulto, a ORCAMPI foi a 3ª colocada na categoria feminina e a 4ª na masculina e no geral.

Meeting na Bélgica

Três atletas da ORCAMPI disputaram o meeting de Oordegem, na Bélgica, do Continental Tour Challenger da World Athletics. Tiffani Marinho venceu os 400 metros com a sua melhor marca da carreira: 51.73.

Tiffani Marinho

Márcio Teles, outro atleta olímpico da ORCAMPI, foi o 5º colocado nos 400 metros com barreiras, e Vitor Hugo de Miranda foi o 5º colocado nos 400 metros rasos.

“A Tiffani já está qualificada para o Mundial de Oregon, nos Estados Unidos, porque venceu o Sul-Americano em 2021. Então estamos planejando fazer um bom Mundial, correr próximo dos 50 segundos”, analisa Evandro Lázari, treinador da ORCAMPI.

Os três representantes da equipe campineira seguem na Europa para a disputa de mais algumas competições. Tiffani tem programado um meeting na Polônia (3 de junho) e outro evento na Holanda (6 de junho). Vitor compete em Praga (6 de junho) e Márcio corre na Bélgica (4 de junho).

Todos retornam para o Troféu Brasil de Atletismo, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 22 a 25 de junho.