“Antes que seja tarde” é a nova série do Café Expresso na TV Cultura
No mês da campanha Setembro Amarelo, programa vai contar histórias de pessoas que tiraram a própria vida, ressaltando a importância em falar sobre o tema; no ar às terças-feiras, 23h, pela TV Cultura e simultaneamente no Youtube
Em 2020, o suicídio matou uma pessoa a cada quarenta minutos no Brasil, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado no mês passado. No mês que celebra a campanha de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, o Café Filosófico CPFL – Expresso apresenta uma temporada inédita de programas que abordam o legado dessas vítimas como protagonista de um alerta: é importante falar sobre esse tema “antes que seja tarde”. O programa vai ao ar pela TV Cultura e tem transmissão simultânea no canal do Instituto CPFL no Youtube.
O legado de uma vítima de suicídio pode ser repleto de sofrimento e de dúvidas, porém, existem caminhos para diminuir a dor de quem está neste contexto. Na cabeça de quem fica, uma expressão teima em se repetir: “E se…?”. Um dos caminhos mais importantes para combater a dor é falar sobre o tema e ter uma escuta sensível.
A série “Antes que seja tarde” apresenta ao público as histórias de Amanda, Bruna, Thiago, Hugo e Eliane, cinco pessoas que tiraram a própria vida (ou tentaram), relatando os sentimentos de familiares, amigos, conhecidos e especialistas sobre o significado dessa ausência. Participam da série como convidados: Ilana Katz, Juliana Froehlich, Eliane Brum, William Miyamoto e Christian Dunker.
Composta por 6 episódios, a nova temporada estreia nesta terça-feira (31) e vai apresentar uma história diferente a cada noite de terça. O encerramento será com o psicanalista Christian Dunker, em uma abordagem sobre o aumento das taxas de suicídio entre jovens no Brasil. A série reúne trechos de programas do Café Filosófico CPFL que contaram com Neury Botega, Berenice Rheinheimer, José Manoel Bertolote e Leandro de Lajonquiére.
O Café Expresso é derivado do Café Filosófico CPFL e essa temporada combina cenários itinerantes, personagens envolvidos em cada história e convidados analisando o tema suicídio e as particularidades de cada caso. Os episódios são inéditos na televisão e vão ao ar às 23 horas, com classificação de 16 anos.
Confira as datas das exibições:
31/08: Amanda, com Amanda Ferreira
Convidada: Ilana Katz
Uma sobrevivente. Entre a solidão e os desencontros, surge um caminho. E uma renovação.
07/09: Bruna, com Eliane Andrade da Silva, Amanda Cristina de Andrade Silva, Maria Aparecida Moura de Sousa
Convidada: Juliana Froehlich
Uma ausência recente. A força de uma família que se abraça. Prosseguir.
14/09: Tiago, com Elisa Amaral
Convidado: William Miyamoto
Oito anos se passaram. A dor aguda é metabolizada. A saudade não tem fim.
21/09: Hugo, com Dorismeire Almeida de Vasconcelos (Xingu)
Convidada: Eliane Brum
O cenário é a cidade de Altamira/PA em crise. Suicídios entre jovens explodem. De que forma o entorno contribui para a tragédia individual?
28/09: Eliane, com Eliane Andrade da Silva
Convidada: Isabel Rodrigues
Sucessivas tentativas por toda a vida. De repente, um fato. O mais triste de sua vida. E, por ironia, é o que a faz querer viver.
05/10: Dunker, com Christian Dunker
Um dos principais psicanalistas do país promove poderosas elaborações sobre o aumento das taxas de suicídio entre jovens no Brasil.