gravação | china, 40 anos de reformas e os novos caminhos do século 21, com jaime spitzcovsky, jornalista
- instituto cpfl
- 19:00
China, 40 anos de reformas e os novos caminhos do século 21
com Jaime Spitzcovsky, jornalista
Ao deslanchar o processo de reformas, quarenta anos atrás, o líder chinês Deng Xiaoping deu inicio ao redesenho do pais mais populoso do planeta e provocou mudanças estruturais no cenário internacional. Com o regime batizado “socialismo com características chinesas”, o Partido Comunista manteve poder político concentrado, injetou doses de capitalismo e criou expressiva classe média.
A China passou a ter a segunda maior economia do mundo em 2010 e hoje começa a incomodar a hegemonia global dos EUA ao investir em produção tecnológica e ao ampliar sua influência além das fronteiras asiáticas. Pequim investe também na ampliação de sua capacidade diplomática e na construção de uma imagem internacional associada à inovação, em contraste com a percepção de um modelo baseado na industrialização. É a vez do”created in China”, no lugar do “made in China”.
módulo: Soft Power e a construção da imagem da China moderna
curadoria: Fernanda Ramone
Na China do século 21, surgiu uma nova classe (a classe média), uma nova configuração geográfica predominantemente urbana, uma revolução tecnológica e uma série de impactos socioculturais com alcances políticos e econômicos. E liderando o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a China se espalhou pelo mundo por meio da nova rota da seda. Os esforços de bilhões de dólares investidos para a promoção do Soft Power chinês conseguirão desempenhar o êxito esperado diante da construção da imagem da China contemporânea?
Acompanhe nossas redes sociais:
▪ facebook: instituto cpfl | café filosófico
▪ instagram: instituto cpfl
▪ youtube: café filosófico | institutocpfl
▪ twitter: instituto cpfl | café filosófico