fundamentalismo, geopolítica e estabilidade global, com heni ozi cukier
- instituto cpfl
- 19:00
19/10/2018
fundamentalismo, geopolítica e estabilidade global
com heni ozi cukier
As religiões como fonte de motivação e de identidade substituíram antigas ideologias. Também falam amiúde sobre guerras cósmicas, invocando grandes batalhas metafísicas entre o bem e o mal. Este é um drama participativo que exemplifica – e, portanto, explica – os aspectos mais profundos da vida. Da luta divina ao serviço de batalhas políticas mundanas, fundamentalistas se utilizam de imagens religiosas, cujos incidentes de violência carregam o roteiro da guerra cósmica.
Nesse contexto, a fé possui relação íntima com estabilidade global, ordem e força geopolítica e também na formação da identidade das pessoas e na construção de nações.
Módulo
afinal, isso é tudo? fé, razão, fama e busca da transcendência no mundo líquido
curadoria | leandro karnal
O debate entre o racional Ivan e o místico Alexei, na obra Os irmãos Karamázov Dostoiévski), nunca se encerra. A sabedoria do mundo, a razão cega que Paulo debateu no Areópago de Atenas e que o ateu Žižek e o religioso Milbank colocaram no texto A Monstruosidade de Cristo é um fio de Ariadne permanente para entrar nas gramáticas das percepções humanas.
Entre os místicos como Mestre Eckhardt e a análise da religião-mercadoria de Marx, o que pode ser dito no mundo de 2018? Seria hoje a exposição e a fama das redes uma nova forma de transcender? O selfie seria um ícone sagrado de uma crença narcísica? A nova busca de espiritualidade é a forma de consumo contemporâneo de sentido que torne o homem adequado ao mundo que vive e inserido em retóricas de felicidade pessoal e profissional? O oposto da mística religiosa seria o materialismo ou a autoajuda? A fé de 2018 seria o like? Afinal, isso é tudo?
café filosófico cpfl | instituto cpfl | entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.