arquivo | movimentos de transformação da educação: tensões e tendências
movimentos de transformação da educação: tensões e tendências
curadoria | bruno tovar falciano
Neste módulo são apresentados alguns dos principais movimentos em discussão no brasil e no mundo com potencial de transformar a maneira com a qual concebemos e vivenciamos os processos educativos. A ideia é gerar reflexões,
contribuir com novas perspectivas e aproximar o público dos principais temas contemporâneos na área educacional.
___ ___ ___
na direção de uma educação contemporânea e os desafios da escola no brasil
com viviane mosé
A poeta, psicóloga, psicanalista, doutora em filosofia e especialista em políticas públicas Viviane Mosé fala sobre os desafios da escola no Brasil no primeiro encontro da série “Movimentos de transformação da educação: tensões e tendências”.
A importância da educação, segundo Mosé, vem sendo debatida em todo o mundo, mas ainda se espera que a escola de ontem prepare os jovens e as crianças para a vida de amanhã. A especialista questiona se a escola como conhecemos é adequada a um mundo de pessoas que se conecta em redes. Afinal, quais as perspectivas e os desafios que se colocam hoje para a educação brasileira e como enfrenta-los?
___ ___ ___
17 de agosto | sexta
tensões: quanto custa uma educação de qualidade?
com josé marcelino pinto
Há muitas dúvidas sobre o custo da educação, quanto devemos investir, aonde cortar, quais são as diferentes formas de financiamento e quais os recursos disponíveis. Assim, mais do que nunca, é necessário discutirmos os principais desafios postos para financiar as demandas de ampliação do atendimento e de melhoria da qualidade da escola pública brasileira. Os recursos atuais são suficientes? Onde estão os principais entraves?
___ ___ ___
24 de agosto | sexta
tensões e tendências: necessitamos superar mitos e colecionar aprendizados
com antônio gois
No discurso, a importância da educação é consenso. Na prática, é preciso superar mitos, como o de que só há qualidade na escola particular, e entender que os problemas do ensino são mais estruturais. Não há mais como se proteger após décadas de descaso no setor.
Conhecemos boas práticas e há notícias de reformas bem-sucedidas. A partir de que aprendizados podemos olhar para o brasil na busca de inspiração para construirmos a educação que queremos?
___ ___ ___
31 de agosto | sexta
tendências: como saber se estamos no caminho certo?
com bruno tovar falciano
Hoje temos meios de medir e analisar diferentes aspectos do processo educativo, porém o sentimento mais comum é o de que não estamos tendo êxito em melhorar a qualidade da educação. Entretanto, nem sempre medimos o que fazemos, entendemos o que medimos ou os resultados obtidos iluminam os caminhos que desejamos seguir. Há muito a avançar na construção de instrumentos que meçam com mais precisão um fenômeno tão complexo como o da aprendizagem.
___ ___ ___