07
maio

07/05 | sáb | 20h : música contemporânea: Nazarethiando | Alexandre Dias, piano

  • 20:00

A arte do diálogo
curadoria: Thais Lopes Nicolau

A música contemporânea, com suas características de experimentalismo e de constante busca pelo novo, dialoga e transita espontaneamente entre as linguagens da música de concerto europeia e os elementos originais das culturas de outras regiões. A liberdade e a variedade das linguagens musicais dos séculos 20 e 21 se inspiram e incorporam sonoridades e ritmos singulares que não só evocam lugares distantes, mas que, acima de tudo, remetem o ouvinte a características culturais e perspectivas que o intrigam e o seduzem. Esta integração cultural e peculiaridade na linguagem contemporânea afloram nos dois concertos deste mês. No primeiro, dez peças compostas recentemente em homenagem a Ernesto Nazareth serão tocadas pelo pianista Alexandre Dias, também responsável pelas encomendas a nove compositores brasileiros contemporâneos. No segundo, a pianista Iracele Vera Lívero e a soprano Marta Dalila Mauler percorrem a música sob a perspectiva da mulher brasileira, incluindo canções de Eunice Katunda, Dinorá de Carvalho e Babi de Oliveira.

7/5 | sáb | 20h
Nazarethiando
Alexandre Dias, piano

Neste concerto, acontece a estreia no estado de São Paulo de dez obras encomendadas pelo pianista Alexandre Dias a compositores contemporâneos. As obras foram escritas nos últimos três anos e fazem um tributo a Ernesto Nazareth. Nascido em 1863, Nazareth foi um dos maiores compositores brasileiros e se destaca por sua genialidade em transitar entre o erudito e o popular e por transcrever em seu repertório para piano uma forma requintada do choro carioca. São nove compositores brasileiros e um norte-americano, num arco histórico em que o primeiro deles nasceu nos anos 1920 e o mais novo na década de 1980. Um caleidoscópio representativo das diferentes estéticas contemporâneas que reflete as profundas influências da música de Nazareth e dos elementos do choro na música do século 21.

Programa:

Marlos Nobre (1939, Recife) –                         Nazarethiana nº 2 (5”)
Jorge Antunes (1942, Rio de Janeiro) –        Tanguinho do Alexandre (6” 35’)
Edino Krieger (1928, Brusque/SC) –              Passacalha para Nazareth (3”45’)
Edmundo Villani-Côrtes (1930,Juiz de Fora/MG) –             Choro dengoso (2”)
Ricardo Tacuchian (1939, Rio de Janeiro) –                            Ernesto Nazareth no Cinema Odeon (7”40’)

INTERVALO
David Thomas Roberts (1955, Mississipi/EUA) –     Remembrance (8’)
Ronaldo Miranda (1948, Rio de Janeiro)-               Aeroflux (revisitando Nazareth) (5”)
Tim Rescala (1961, Rio de Janeiro) –            Os devaneios de um entediado Ernesto Nazareth ao tocar num despovoado Cinema Odeon (10”)
Fabiano Borges (1983,Brasília)-       Estudo nazarethiano nº 5 (transcrição de Alexandre Dias para piano solo) (6”)
André Mehmari (1977, Niterói/RJ)-                        Passeando com Nazareth (5”)

local: sala umuarama | rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp;
data: sábado, 07/05/2016
horário: 20h
capacidade: 162 lugares
entrada gratuita, com retirada de ingressos (2 por pessoa) a partir das 19h
informações: (19) 3756-8000