13/06 | sáb | 20h | música erudita contemporânea: Camerata Latino Americana
- 20:00
OS MUNDOS DE MÁRIO DE ANDRADE E A CONTEMPORANEIDADE
“Sou um tupi tangendo um alaúde”
Cada terra produz um fruto. Uma terra que sofre de um rigoroso inverno, habitada por um povo de origem protestante, certamente não produzirá o mesmo fruto que um país tropical cujo povo mistura raízes católicas e afro-indígenas. Sabedor disto, Mário de Andrade buscava descobrir qual era o som que esta terra produzia. Seu ideal era criar uma escrita musical que fosse um retrato sonoro do Brasil. Uma música nacionalista forte e autoral, que incorporasse elementos nascidos espontaneamente na terra (folclore, música popular, tradições orais) com as técnicas da música dita universal. Seus pensamentos influenciaram seus contemporâneos e ecoam direta ou indiretamente na produção de compositores de nossos dias. Esta série aponta ecos deste pensamento em compositores que vão desde Villa Lobos e Francisco Mingone até contemporâneos como Villani-Cortês ou Beetholven Cunha.
13/06 | sáb | 20h
Camerata Latino Americana (lançamento CD Suíte Contemporânea Brasileira)
Este concerto lança o CD Suíte Contemporânea Brasileira, que aponta obras de diversos compositores brasileiros contemporâneos. Curiosamente, há um forte ponto de tangência entre estes compositores e Mário de Andrade que, embora um vanguardista, cunhava suas pesquisas não na erudição como um fim em si, mas tratava a vanguarda como uma forma necessária de expor suas novas descobertas, que estavam ligadas a pesquisas folclóricas e conexões com o povo. Assim, embora um vanguardista, ele não era um erudito desconectado em sua comunicação com o homem leigo. O concerto tem como obra central as Danças Características Africanas de Heitor Villa Lobos, obra que prenuncia as ideias vanguardistas de Mário de Andrade e semana de 1922. A partir daí orbitam em torno deste centro estético, obras de Pitombeira, Piccolotto, uma obra de juventude de Flô Menezes e uma estreia do compositor Pernambucano Beetholven Cunha.
REPERTÓRIO
- Liduino Pitombeira (1962)
“Tango” (2000)
- Flo Menezes (1962)
“Apologia dos Arquétipos” (1984)
I. Klangfarbennoten?
II. Intermezzo
III. Brahmsiana
IV. Riverrun (Vorgefühls)
V. Intermezzo
VI. Epifania
- Beetholven Cunha (1978)
“Canto do Araponga” (2014) estreia
- Liduino Pitombeira (1962)
“Three Atonal Miniatures” (2005)
I. Fluctuations
II. Stasis
III. Congruencies
- Heitor Villa Lobos (1887 – 1959)
“Danças Características Africanas” (1914 – 1916)
I. Farrápos
II. Kankukos
III. Kankikis
- Rafael Piccolotto de Lima (1986)
“Asa Zóio e Matulão” (2012)
FICHA TÉCNICA
Direção Artística e Regência
Simone Menezes
Violinos
Pablo de Léon
Ana de Oliveira
Maria Fernanda Krug
Pedro Della Rolle
Violas
Gabriel Marin
Wallas Pena
Violoncelos
Raïff Dantas Barreto
Moisés Ferreira
Contrabaixo
Thibault Delor
Flauta
Sarah Hornsby
Clarinete
Jairo Wilkens
Oboé
Peter Apps
Fagote
Matthew Taylor
Piano
Rogério Zaghi
Direção de Produção
Dulce Maltez
local: auditório umuarama | cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 13 de junho de 2015
horário: 20h;
capacidade: auditório umuarama: 162 lugares;
classificação etária: 14 anos;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. vagas limitadas;
informações: (19) 3756-8000.