08/11 | sáb | 20h: música erudita contemporânea | Música nova instrumental sob a ditadura de 64, com Núcleo Hespérides
- 20:00
música sob pressão – a criação contemporânea no estado novo e na ditadura de 1964-1985
curadoria: joão marcos coelho
não é fácil viver sem liberdade. não é fácil criar sob risco. em ao menos dois períodos relativamente recentes da história brasileira, regimes de exceção aboliram as liberdades individuais, rasgaram as garantias constitucionais e os preceitos democráticos. primeiro, no estado novo getulista, nos anos 1930/40; depois, na ditadura militas entre 1964 e 1985. em ambos a música foi usada como ferramenta de propaganda quando conveniente. devidamente domesticada. e também reprimida.
resumir em quatro concertos a produção musical destes períodos é impossível. mas dá para apontar direções, mostrar sinais de resistência que floresceram na música dita de invenção, a música nova, ou contemporânea.
pode-se lamentar que villa-lobos tenha flexionado gentilmente sua coluna vertebral construindo um projeto coral para o estado novo de cores fascistas. mas devemos, por outro lado, comemorar que um compositor como paulo chagas coloque numa impactante criação musical a tortura que sofreu aos 17 anos, na década de 60, a mais repressiva da ditadura militar.
música para pensar. música para se conscientizar. música para purgar o passado e apontar para o futuro.
08/11 | sáb | 20h
Música nova instrumental sob a ditadura de 64
Núcleo Hespérides – Música das Américas
Intérpretes
Ji Yon Shim Anderson | violoncelo
Rosana Civile | piano
Joaquim Abreu | percussão
A criação musical sem palavras durante a Ditadura de 1964. Uma ambiguidade essencial. Sons que às vezes guardam subtextos. Mas nem sempre. A vida seguia, com espaços para serestas e para estrias.Uma tensão subcutânea, no entanto, permeava a criação brasileira de invenção.
Programa:
César Guerra-Peixe (1914-1993)
– Prelúdios Tropicais n.4 – Ponteado de Viola para piano solo (1979) – 3’
Edino Krieger (1928)
– Seresta para violoncelo e piano (1976) – 8’30
Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993)
– Duas Cantilenas para violoncelo e piano (1974 e 1984) – 8’30
Raul do Valle (1936)
– Estrias IV para violoncelo solo (1977) – 4’40
Aylton Escobar (1943)
– Assembly para piano e tape (1972) – 8’
Cláudio Santoro (1919-1989)
– Diagramas Cíclicos para piano e percussão (1966) – 12’
Marlos Nobre (1939)
– Sonâncias I para piano e percussão (1972) – 15’
NÚCLEO HESPÉRIDES – MÚSICA DAS AMÉRICAS – Associação Hespérides
Idealizada pela pianista Rosana Civile, a Associação Hespérides, também designada Núcleo Hespérides – Música das Américas foi fundada em 2002 e origina-se da proposta de alguns dos mais atuantes músicos brasileiros de reunir, preservar e divulgar a Música das Américas, especialmente a composta a partir do século XX, contribuindo assim para o resgate de parte das riquezas culturais das três Américas e Caribe, com a criação de acervo de partituras, gravações, livros e periódicos.
O Núcleo Hespérides apresenta-se regularmente nas principais salas de concerto em todo o Brasil e vem recebendo, de importantes compositores brasileiros, obras escritas e dedicadas a ele. Esse estímulo à composição de novas obras é outro objetivo a ser apontado, assim como o incentivo a jovens talentos e a promoção de projetos educacionais e sociais que possibilitem o livre acesso às informações.
Em sua discografia, estão os CDs Luminamara – Música Contemporânea do Brasil, Retratos de Radamés (homenagem ao centenário de Radamés Gnattali, com patrocínio da Petrobras) e o CD duplo Sons das Américas, lançado em 2012 pelo Selo SESC-SP.
local: auditório umuarama | cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 08/11/2014
horário: 20h;
capacidade: auditório umuarama: 162 lugares;
classificação etária: 14 anos;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. vagas limitadas;
informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;