20 anos: Instituto CPFL inicia celebrações de aniversário com especial em Porto Alegre (RS)
Programação especial de aniversário vai reunir projetos das frentes CPFL Jovem Geração e Café Filosófico CPFL no Theatro São Pedro
O Instituto CPFL, plataforma de investimento social do Grupo CPFL Energia, completa 20 anos em 2023 e vai celebrar a data reunindo, em um especial em Porto Alegre (RS), a frente que apoia projetos sociais, CPFL Jovem Geração, e a já consagrada frente Café Filosófico CPFL. Realizado no Theatro São Pedro com entrada gratuita, o evento apresentará um concerto com a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) seguido de uma gravação especial do Café Filosófico CPFL – que também comemora duas décadas de história.
“Poder celebrar um marco tão importante para o Instituto CPFL no Rio Grande do Sul, que abriga as nossas operações da RGE e CPFL Transmissão, é poder vivenciar o que chamamos de valor compartilhado com a sociedade. Cada vez mais, buscamos apoiar e catalisar transformações sociais que mudam realidades, premissas que estão em nossos valores e tornaram-se compromissos públicos presentes em nossa Agenda ESG em todo Grupo CPFL”, explica a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.
A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul vai apresentar trechos de dois clássicos: L’amour est un oiseau rebelle, da Ópera Carmen de Bizet e Sinfonia nº 25; de Mozart, que foi tema do filme Amadeus – longa de 1984 que ganhou diversas premiações, incluindo Oscar de melhor filme.
Sob a regência do Maestro Telmo Jaconi, a composição conta com 16 músicos, sendo 7 violinos, 2 violas, 1 oboé, 1 contrabaixo, 1 flauta, 1 clarinete, 1 fagote e 2 violoncelos.
A OJRS faz parte das atividades educativas da Fundação Pão dos Pobres, instituição criada há 128 anos que, atualmente, atende 1,4 mil crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. A iniciativa, que tem apoio do Instituto CPFL através da frente CPFL Jovem Geração, potencializa o desenvolvimento integral dos beneficiados por meio de práticas socioassistenciais.
Na sequência, entra em cena outro aniversariante, o Café Filosófico CPFL, que também completa 20 anos em 2023. O broadcast de reflexões do Instituto CPFL vai realizar uma gravação inédita no Rio Grande do Sul com dois grandes nomes contemporâneos: a escritora, Martha Medeiros, e o psicanalista, Christian Dunker.
Fotos: Martha Medeiros (Carin Mandelli) e Christian Dunker (Luiz Maximiano)
Com o tema “O amor no Divã”, o Café Filosófico CPFL vai abordar um dos seus temas mais recorrentes, o amor. À frente dessa conversa, Martha e Christian abordam as habilidades humanas para construir amores e, também, as dificuldades para desamar, quando isso se torna necessário.
“O amor já foi uno, concreto e definido. Mas o século mudou e com ele as variantes do amor, que se multiplicaram”, explica Martha. Ela complementa que há diversas formatações para vivenciá-lo. “São inúmeros os seus significados e ilimitadas as suas maneiras de encantar e transformar. O amor romântico – “eu e você para sempre” – é apenas uma de suas modalidades”, explica.
Para Dunker, “a literatura e a psicanálise fazem parte dessas práticas do amor, simplesmente porque lidam com a matéria prima desse sentimento, que é a palavra”.
E ele enfatiza o papel da pandemia nas muitas relações que foram abaladas pelos seus impactos negativos. “Muitos casais se separaram, muitos idosos foram abandonados, muitos jovens e crianças se abstiveram do contato com outro, muitos mergulharam na vida virtual. Tudo isso impactou nossa capacidade de amar, seja como erotismo, fraternidade, amizade ou devoção”.
Espera-se do amor, mais do que ele pode dar? Espera-se dele uma espécie de antídoto universal para patologias sociais?
O evento especial também contará com a participação dos palhaços do Médicos do Sorriso, projeto social de humanização hospitalar apoiado pelo Instituto CPFL por meio da frente social CPFL/RGE nos Hospitais.
O Café ao Vivo tem classificação indicativa de 14 anos e a transmissão online será no canal do Café no Youtube: