cafe filosófico

versão para tv | a ética necessária: responsabilidade e solidariedade, com franklin leopoldo e silva

O modo de produção capitalista vai além da questão econômica de uma sociedade, ele está relacionado com a forma como nos constituímos, tanto individualmente como socialmente. Somos movidos e influenciados pelo contexto de cada época.

Estaríamos vivendo uma crise de valores nos dias de hoje, onde noções de responsabilidade e solidariedade, por exemplo, parecem ter perdido o sentido para muitos de nossa sociedade? E de que forma isto está ligado à filosofia do capitalismo? É esta reflexão que o filósofo Franklin Leopoldo e Silva nos traz, e nos conduz a pensar sobre a importância da ética e a necessidade, social e individual de restaurá-la hoje.

Série: Responsabilidade e novos horizontes

O que entendemos por responsabilidade? Temos consciência das consequências de nossas ações ou mesmo de nossas omissões? Da nossa interferência na vida de outros seres? Nos tornamos capazes, em virtude de nossa própria obra, de destruir a nós mesmos e ao planeta em que habitamos. Diante deste excesso de poder, tornou-se urgente ampliar os horizontes da responsabilidade.

Esta série traz uma reflexão filosófica sobre a ética do agir humano, com a contribuição do direito, da política, da psicanálise, da cultura. Fazem parte desta série: Oswaldo Giacoia, Zeljko Loparic, Franklin Leopoldo e Silva, Renato Lessa, Celso Lafer e Marcio Seligmann Silva.