cafe filosófico

o insuportável do corpo feminino, com diana corso (versão completa)

“Por que houve tanta ignorância sobre o corpo feminino durante tanto tempo?”, perguntou a psicanalista Diana Corso durante o Café Filosófico CPFL sobre “O Insuportável do Corpo Feminino”, gravado em 18 de março de 2016.

No encontro, o segundo da série “A sexualidade com ela é”, a autora de “Fadas no Divã” questionou a plateia sobre o que há, na feminilidade, que é tão difícil de ver? “Desde Adão os homens têm inveja das mulheres porque elas são protagonistas do ato primordial”, disse. Ao mesmo tempo, afirmou, “é muito difícil para nós, mulheres, encontrar a nossa voz”. “O nosso modo de narrar é peculiar.” Ela citou a escritora Virginia Wolf como exemplo de quem conseguiu dar uma voz a essa narrativa feminina. “Ela dizia: a mulher, para tentar ter uma voz, tem de vencer o ‘anjo da casa’”, disse, em referência à ideia de que a mulher não tem corpo nem desejos. Segundo essa concepção, o corpo da mulher nunca se unifica.

“A nossa imagem corporal e nosso erotismo nascem em um espaço de ilusão. Como a arte”. Exemplo disso é a pornografia, dirigida por homens e para homens de uma maneira pela qual o falo melhor apareça. “O corpo da mulher não é levado em conta”. A ensaísta disse observar, no entanto, um processo de “feminização da cultura”.

“Os filhos homens foram criados para não ter vergonha do mundo. A mulher é considerada sempre ‘incompleta’. Hoje em dia sabemos que o corpo é incompleto e despedaçado. Inclusive o dos homens.Nos sentimos ultrajadas quando objetificadas na propaganda porque nosso desejo não é levado em conta. Quando uma jovem passa por uma obra e ouve obscenidades, elas são tornadas em ‘coisas’. Sua vontade não importa.”

As cirurgias plásticas, nesse sentido, remetem a séculos de submissão. “Nossos corpos não são assim”, disse Corso. Para ela, uma das coisas mais difíceis de um relacionamento é lidar com as diferenças. “Os homens precisam ter coragem para quebrar a ideia de que eles vão ser sempre a ‘coisinha linda da mamãe’”.

Confira abaixo a íntegra do encontro:

o insuportável do corpo feminino, com diana corso (versão completa) from cpfl cultura on Vimeo.