6 vídeos

os desafios da nova escola

sob a curadoria da filósofa e psicanalista viviane mosé.

no mundo globalizado e hiperconectado, o monopólio do conhecimento, antes centralizado na figura do professor e da direção escolar, se dissolveu e se espalhou. com um clique é possível fotografar o quadro negro ou contestar, com outras fontes e questionamentos, a narrativa transmitida em sala de aula. para se conectar a esse (nem tão) novo mundo, a escola precisa derrubar os próprios muros, físicos e interdisciplinares, para dialogar com o seu bairro, sua cidade, seu país, seu planeta.

todas estas questões serão levantadas por quatro especialistas em educação na série de encontros que tem como objetivo traçar um panorama do sistema de ensino brasileiro com base em pesquisas e estudos recentes que apontam a necessidade de transformação do conceito de escola. nesta nova escola, explica a curadora, a ordem já não é aprender, mas criar conhecimento a partir da conexão dos saberes.

gravado em 2015.

serie (6): os desafios da nova escola

  • versão para tv | contemporâneo e a educação, com viviane mosé

    É comum a ideia de que a educação seria a solução para os problemas do mundo. A escola não tem o gabarito de respostas para as nossas crises. Ao contrário, é o palco onde se manifestam todas as nossas angústias sociais. A filósofa Viviane Mosé traz uma discussão sobre como o acesso à informação afeta o ensino nas escolas que acabam não sendo a solução para os males da sociedade. O mundo contemporâneo, de tanta potência tecnológica, tornou possível acessar a qualquer momento toda a informação que o conhecimento humano já produziu. Sendo assim que espaço sobra para o adivinhar? E que lugar ocupa o afeto, no ato de ensinar, se agora aprendemos com as máquinas? Nos dias de hoje, enfim, o que uma escola deve querer ser?
  • versão para tv | necessitamos superar mitos e colecionar aprendizados, com antônio gois

    A importância da educação no discurso é consenso. Na prática, porém, ainda existe muita dificuldade para encontrar consensos mínimos, o que é necessário para a construção de políticas de Estado resistentes. Grandes especialistas, por exemplo, apontam que é muito difícil construir um bom sistema de educação numa sociedade tão desigual como a nossa e que serão necessárias políticas sociais e educacionais muito específicas para reverter a situação. Para avançar é preciso também rever e superar alguns mitos, que bloqueiam uma visão mais clara sobre a situação educacional do país e que atravancam o processo de construção para uma melhoria da qualidade da educação. Existem boas práticas e reformas bem-sucedidas a partir de que aprendizados podemos olhar para o Brasil na busca de inspiração para construirmos a educação que queremos?
  • versão para tv | estamos no caminho certo? como saber? com bruno tovar falciano

    O Brasil ocupa um dos últimos lugares no ranking mundial de educação. Este é o resultado de uma avaliação educacional mundial, o PISA, aplicado em mais de 60 países. Mas será que um mesmo teste que é aplicado em tão diferentes contextos traduz a realidade de cada um deles? O mestre em educação Bruno Tovar Falciano traz a reflexão para pensar em nosso país, com toda sua dimensão e diversidade, quais têm sido os critérios internos de avaliação para saber se estamos bem ou estamos mal na educação? A avaliação educacional poderia nos fornecer evidências para a construção e monitoramento de políticas públicas. Entretanto, nem sempre medimos o que fazemos, entendemos o que medimos ou os resultados obtidos iluminam os caminhos que desejamos seguir. Há muito a avançar na construção de instrumentos que meçam com mais precisão um fenômeno tão complexo como o da aprendizagem.
  • íntegra | jovens militantes na educação, com andré gravatá

    muitos dos jovens que vivem os dilemas do sistema de educação atual não se conformam em apenas reclamar dos desafios que encontram. há cada vez mais projetos de jovens que influenciam a área da educação, com engajamento local, novas tecnologias e poesia. conversar sobre a atuação do jovem no passado e hoje é um tema fundamental para refletirmos sobre o potencial do momento presente.
  • íntegra | boas práticas pedagógicas no brasil hoje: o caso da escola maria peregrina, com mildren duque

    o encontro teve a participação da psicóloga mildren duque, idealizadora da escola maria peregrina, de são josé do rio preto (sp), uma instituição na qual os alunos têm a liberdade para escolher o que e como estudar. a experiência da escola inovadora no interior de paulista foi o tema do encontro “boas práticas pedagógicas no brasil hoje”. “nos projetos da escola maria peregrina, os projetos partem de três perguntas: o que queremos descobrir? por que queremos? o que já sabemos?”, relatou duque. segundo ela, mais do que o conteúdo, o importante, para os alunos, é saber utilizar as ferramentas para chegar ao conhecimento. “as crianças devem ser responsáveis pelas suas escolhas na escola.” experiências como esta mostram que ao aluno não basta aprender para obter conhecimento. é preciso aprender a aprender.

sobre o cpfl play

aqui você encontrará toda a coleção de vídeos produzida em encontros do instituto cpfl desde 2003. são milhares de horas com os maiores pensadores brasileiros, artistas, convidados internacionais. todo o acesso é gratuito, e o acervo está organizado por temas, coleções, séries, palestrantes, para que você possa navegar pelo conhecimento contemporâneo da melhor maneira possível. bom proveito!