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intérpretes do brasil no século 20

com curadoria do cientista político milton lahuerta.

os principais intelectuais brasileiros do século 20 que buscaram compreender a realidade do brasil, sua gente e sua evolução histórica foram o tema desta série do balanço do século 20, que apresentou e interpretou  o pensamento de mário de andrade, gilberto freyre, sérgio buarque de hollanda, fernando henrique cardoso, entre outros.

de nossa origem colonial e do nosso passado escravocrata, do iberismo à modernização conservadora e à sociedade de massas, esta série contou a história de um povo que procura dar forma à sua nova cultura com os elementos de uma identidade em processo.

gravado em outubro, novembro e dezembro de 2003.

serie (7): intérpretes do brasil no século 20

  • versão para tv | celso furtado e a construção interrompida, com joão manuel cardoso de mello

    joão manuel cardoso de mello faz um panorama histórico da atuação política e social do economista celso furtado que dizia que era preciso uma sociedade mais igualitária, mais homogênea para a constituição de um país democrático. para ele, só a industrialização seria capaz de levar a liquidação da miséria e a constituição da nação. mas o que furtado pôde constatar ao longo de sua vida é que isto não ocorreu, pelo contrário: a situação se agravou, a desigualdade social se aprofundou e o país entrou em profunda crise econômica tornando a classe média muito mais empobrecida.
  • versão para tv | mário de andrade e a construção da cultura brasileira, com josé miguel wisnik

    o professor josé miguel wisnik analisa o trabalho de mário de andrade e sua contribuição para a construção da cultura brasileira a partir do advento da semana de arte moderna de 1922 e também da análise do livro macunaíma. de acordo com wisnik, mário de andrade pensa o brasil, como o país que naquele momento, que coincide com a semana de arte moderna de são paulo, entrava na ordem do mundo urbano industrial, ou seja, um país que passava portanto pela experiência da grande cidade, ou se incluía, portanto, numa atmosfera cosmopolita. ou seja, ele pensa o brasil da grande cidade na sua relação com o mundo. no segundo momento, há uma espécie de descoberta do brasil. então, ele vai se empenhar na construção de uma cultura brasileira integrada. esse projeto tem como base a cultura popular que está espalhada por todo o país na forma de repentes, de reizados, de bumba-meus-bois, de toda música popular oral. e é nesse trabalho de resgate da cultura popular que ele vai dedicar boa parte da sua vida. macunaíma, de acordo com wisnik, é um livro que é uma interpretação do brasil, feita com base nessa estratégia da cultura brasileira, que é pesquisar amplamente a cultura popular.
  • versão para tv | obstáculos estruturais à emergência da ordem social competitiva: florestan fernandes, com maria arminda do nascimento arruda

    maria arminda faz um panorama da constituição da moderna sociedade brasileira a partir da análise do livro de florestan fernandes, a revolução burguesa no brasil. para ela, florestan fernandes criou uma reflexão que contemplava todos os campos, o campo da pesquisa, da discussão teórica e metodológica. tudo isso, fez com que ele se tornasse o sociólogo central para a compreensão da chamada sociologia paulista.
  • versão para tv | gilberto freyre e o tema da miscigenação, com elide rugai bastos

    elide rugai bastos analisa como o pensamento de gilberto freyre constitui elemento fundamental da vida cultural e política que emerge no brasil a partir da revolução de 1930, tendo ainda reflexos na vida social brasileira. através da tese da democracia racial, elide aborda, em que sentido a análise do autor representa um momento importante na constituição da sociologia no brasil e, portanto, da própria interpretação do país.
  • versão para tv | o folclore em questão câmara cascudo, com gilberto felisberto vasconcellos

    gilberto vasconcellos fala sobre a obra de câmara cascudo, que pesquisou todas as manifestações folclóricas no brasil e dizia que a base da cultura popular é o vigor regional. por exemplo: o lobisomem trota toda sexta-feira no norte, mas no sul é o saci-pererê. a importância dessa colocação reforça a tese de que cada região tem que ter a sua cultura para não perder sua identidade.
  • versão para tv | por que pensamos tanto o brasil?, com luiz werneck vianna

    o palestrante utiliza as metáforas de hércules (personagem da mitologia grega conhecido por sua força e grandiosidade), e quasímodo (personagem principal do corcunda de notre dame, clássico de victor hugo) para apresentar seu pensamento sobre o brasil e explicar que estas metáforas têm caracterizado o contexto brasileiro desde o império, passando pelo processo de independência até os dias de hoje. segundo werneck, o lado hércules do brasil se caracteriza pelo tamanho, pela economia, a ciência, a universidade, a cultura e a arte. enquanto o lado Quasímodo, representa a metáfora da desigualdade social e miséria do brasil.

sobre o cpfl play

aqui você encontrará toda a coleção de vídeos produzida em encontros do instituto cpfl desde 2003. são milhares de horas com os maiores pensadores brasileiros, artistas, convidados internacionais. todo o acesso é gratuito, e o acervo está organizado por temas, coleções, séries, palestrantes, para que você possa navegar pelo conhecimento contemporâneo da melhor maneira possível. bom proveito!