6 vídeos

grandes personagens da literatura brasileira

com curadoria de alcir pécora, livre-docente em teoria literária.

capitu, macunaíma, policarpo quaresma, augusto matraga, iracema, belmiro, leonardo, fabiano e macabéa. ao longo de nove encontros, renomados professores universitários e ensaístas examinaram essa galeria especial de personagens e levantaram hipóteses inovadoras a respeito dos modelos de elaboração da ficção romanesca no âmbito da literatura brasileira, bem como de suas consequências para as imagens usualmente feitas a propósito do que seja o brasil ou os brasileiros.

setembro, outubro, novembro e dezembro de 2003.

serie (6): grandes personagens da literatura brasileira

  • versão para tv | leonardo e a cultura do malandro, com antonio arnoni prado

    antonio arnoni prado analisa o livro memórias de um sargento de milícias, contrapondo análises e críticas literárias que recebeu desde sua publicação até os tempos atuais. é na visão do crítico antonio candido que a principal obra de manuel antônio de almeida se destaca. nela, leonardo, personagem principal, encarna o primeiro malandro de literatura nacional. além disso, memórias pode ser visto como uma tradução das relações humanas do brasil no século xix, onde já se percebe aquilo que o historiador sérgio buarque de hollanda viria dizer décadas depois: "a ordem sempre foi entre nós uma coisa abstrata".
  • versão para tv | belmiro, burocrata lírico: a amanuense belmiro, com alcir pécora

    como pode ser lido o personagem de cyro dos anjos, belmiro? apenas como um burocrata preso em suas limitações? em belmiro, o burocrata lírico, alcir pécora dá novas leituras ao personagem do livro, o amanuense belmiro. para o professor, belmiro é uma confluência de várias antinomias, vivendo em um labirinto de oposições, que se reflete inclusive na estrutura do livro. em alguns momentos a obra se parece com um memorial, em outros, um diário, e, às vezes, um romance.
  • versão para tv | augusto matraga: o uso das paixões, com alcir pécora

    quem é augusto matraga? é esse mistério que o professor alcir pécora desvenda. parece pouco, mas para chegar a uma conclusão, pécora nos revela a riqueza do conto de guimarães rosa. um conto onde a arquitetura do texto se destaca, pois é dividido em três partes e cada uma em outras três. e através da desmontagem do conto o personagem se revela como resultado de causos e falas coletivas.
  • versão para tv | fabiano e a dialética do romance vidas secas, com alcides villaça

    vidas secas, de graciliano ramos, é uma obra que à primeira vista parece não ter trama e a falta de diálogos é logo sentida pelos leitores. alcides villaça mostra como graciliano ramos se apossa da personagem principal e do universo onde vive. universo composto pela falta de articulação e palavras. portanto, o que alguns críticos consideraram uma fraqueza em vidas secas, villaça nos mostra que é justamente onde reside a riqueza da obra mais importante de graciliano ramos.
  • versão para tv | macunaí­ma e serafim ponte grande, com maria eugênia boaventura

    a professora de literatura maria eugênia boaventura mostra que as semelhanças entre os dois principais autores do modernismo brasileiro, mário e oswald, vão além do sobrenome. para ela as obras dos andrade têm um parentesco estético muito maior do que a crítica mostrou. além de estabelecerem um diálogo com a vanguarda internacional da época, sobretudo com o dadaísmo, ambos são resultados de um esforço de construção sistemática, tanto na linguagem como na estrutura utilizada.
  • versão para tv | a cena de capitu: dom casmurro, com abel barros baptista

    capitu traiu ou não bento santiago? tendo como base o livro otello brasileiro de machado de assis, da norte-americana helen florence caldwell, especialista em machado de assis, abel barros baptista mostra que capitu foi condenada sem provas, vítima de um contexto social. será que tudo não passa de uma trama da mente ciumenta de bento santiago, o narrador do livro? baptista aborda a genialidade de machado de assis ao construir uma trama que não dá consolo aos leitores e os deixam angustiados, em dúvida e inquietos. para ele, dom casmurro é um enigma insolúvel, portanto garantido à eternidade.

sobre o cpfl play

aqui você encontrará toda a coleção de vídeos produzida em encontros do instituto cpfl desde 2003. são milhares de horas com os maiores pensadores brasileiros, artistas, convidados internacionais. todo o acesso é gratuito, e o acervo está organizado por temas, coleções, séries, palestrantes, para que você possa navegar pelo conhecimento contemporâneo da melhor maneira possível. bom proveito!