Café Filosófico
15
set

agenda | gênero, direito e cuidados, com adriana vidal de oliveira

  • instituto cpfl
  • 19:00

15/09 | sex | 19h
Gênero, direito e cuidados
com Adriana Vidal de Oliveira, doutora em Teoria do Estado e direito constitucional
O encontro discutirá o instituto da licença parental, comparando a estrutura dela em países em que o instituto existe, com a estrutura da licença maternidade e paternidade no Brasil. A ideia é demonstrar como o compartilhamento da experiência da licença pode auxiliar na construção de novas relações de gênero, na medida em que ambos os genitores são responsáveis diretamente pelos cuidados da criança. Para isso, a doutora Adriana vai discutir algumas correntes da teoria feminista que se dedicam ao estudo e valorização dos cuidados afastando-se do discurso essencialista que reforça estereótipos de feminilidade e masculinidade e fixa papeis específicos para mulheres e homens.

______________

Palestra do módulo: Do paradigma da dominação ao paradigma do cuidado, com curadoria de Carlos Plastino.
Organizada em torno das ideias centrais de conflito, conquista e dominação como característica fundamental das relações entre os homens e destes com a natureza, o paradigma da dominação apresenta inequívocos sinais de profunda crise. Possuindo raízes profundas no falo/logo centrismo do patriarcado, essa concepção paradigmática sofre o severo impacto da crise do próprio patriarcado. A crise do paradigma apresenta duas características fundamentais: por um lado torna evidente a cristalização de impasses insuperáveis na situação vigente, tornando imprescindível uma profunda transformação das ideias — do imaginário — que geraram a situação em crise; por outro, e na medida que dita transformação, e se configura como uma necessidade, abre uma oportunidade para a criação de um novo imaginário, isto é, uma outra maneira de conceber os homens, suas sociedades e suas formas de produção. Neste contexto, é possível assinalar a emergência de elementos de um novo paradigma, o paradigma do cuidado, sustentado no reconhecimento da alteridade, reconhecimento que tem na empatia natural dos homens sua raiz mais profunda.


Confira as outras palestras do módulo:

01/09 | sex | 19h
reflexões sobre uma concepção antropológica além do patriarcado
com carlos plastino, psicanalista e cientista político
uma discussão sobre a transformação da concepção antropológica na contemporaneidade, privilegiando a perspectiva da construção teórica elaborada pela psicanálise não ortodoxa, a partir de sua experiência com o processo de desenvolvimento emocional do ser humano e suas relações com as práticas relacionais vigentes. Confira mais detalhes. 
__

22/09 | sex | 19h
é possível uma educação que busque a igualdade sem eliminar as diferenças?
com bruno tovar falciano, mestre em educação
a partir das demandas sociais para educação deste início de século, este encontro pretende discutir sobre os desafios da escola e refletir sobre possíveis caminhos para uma nova educação. Confira mais detalhes. 
__

29/09 | sex | 19h
por uma economia centrada na vida
com marcos arruda, economista e educador
uma outra economia social solidária é possível e já está acontecendo: práticas de consumo consciente, propriedade compartilhada dos bens e recursos produtivos, circuitos econômicos solidários, comércio justo, finanças solidárias, moedas complementares, e muitas outras práticas. Confira mais detalhes.